FONTE: EXAME
FDC propõe debate sobre experiências internacionais e impacto da pandemia na produtividade brasileira
Por Bússola
Crescimento na produtividade do trabalho passa por melhorias na educação (Alexander Spatari/Getty Images)
Existe um consenso entre especialistas sobre a necessidade de melhorar a produtividade na economia brasileira. Mas qual é o melhor caminho para atingir este objetivo? O Imagine Brasil, iniciativa coordenada pela Fundação Dom Cabral (FDC), propõe um debate amplo sobre o tema na live “O Quebra-Cabeça da Produtividade e o Crescimento Econômico”. O encontro virtual será realizado nesta quinta-feira, 21, das 11h às 12h, no canal da FDC no YouTube e no LinkedIn.
Experiências internacionais, o impacto da pandemia sobre a produtividade, a evolução e os números no Brasil, além das implicações trazidas pela nova economia serão abordados por Paulo Paiva, mediador do debate, professor e membro do Conselho Curador da FDC; Carlos Primo Braga, professor associado da FDC; Fernando Veloso, professor da FGV; e Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood.
A produtividade brasileira
O professor Paulo Paiva afirma que o crescimento da produtividade do trabalho se reflete basicamente pelas melhorias via educação, treinamento ou melhor acesso a máquinas e equipamentos. O resíduo do crescimento da produtividade que não pode ser explicado por essas variáveis é identificado como Produtividade Total dos Fatores, também conhecida como Produtividade Multifatorial. Em tese, essa produtividade captura a inovação tecnológica, a acumulação de conhecimento institucional e as melhores práticas de administração.
0 comentário