Pesquisa aponta que 58% do tempo de trabalho é gasto com tarefas improdutivas; veja como resolver o problema.

FONTE: CONTÁBEIS

Passo a passo para dobrar a produtividade no trabalho

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Uma pesquisa realizada pela plataforma Asana mostra que os profissionais gastam 58% do seu tempo de trabalho com tarefas improdutivas, conhecidas como “trabalho sobre trabalho”.

Apenas 33% do tempo é dedicado a tarefas qualificadas, enquanto apenas 9% é destinado a trabalho estratégico. Isso evidencia como uma gestão ineficiente do tempo pode afetar a produtividade. Os dados constam no Índice Anatomia do Trabalho Global – 2023.

A especialista em vendas e CEO do projeto Fala Bancário, Kelly Evangelista, explica a relação entre gestão do tempo e produtividade. “A gestão do tempo explica por que profissionais que atuam na mesma função, mas com cargas horárias diferentes, apresentam índices de produtividade distintos. Alguém que trabalha 6 horas por dia e organiza o seu tempo pode ser mais produtivo do que alguém que cumpre 8 horas de expediente”, exemplifica.

Essa visão está alinhada com um experimento realizado pela organização 4 Day Week Global em 2022, que avaliou a adoção da semana de trabalho de quatro dias por 33 empresas em seis países. As empresas participantes relataram aumento na receita, melhorias na saúde e bem-estar dos funcionários, além de impactos positivos no meio ambiente.

Com base nos casos de sucesso do Fala Bancário, Evangelista destaca que é possível dobrar a produtividade no trabalho por meio de disciplina, organização e planejamento. “O profissional eficaz na gestão do tempo não colhe benefícios somente no trabalho. Ele consegue passar mais tempo com a família e os amigos, cuida da saúde física, se dedica a algum hobby. A produtividade reverbera no trabalho e na vida pessoal”.

A especialista em vendas compartilhou cinco dicas para ajudar aqueles que desejam aumentar sua produtividade no campo comercial. Confira.

Não permita que a rotina o consuma

Evangelista ressalta que muitas pessoas confundem produtividade com horas extras, o que acaba prejudicando-as. “Quem trabalha na área comercial tem que se policiar para não ser engolido pela rotina. Sei que toda hora surge alguém pedindo ajuda, cobrando algo, é o telefone que não para, é a lista de retornos pendentes que ‘pesa’ em cima da mesa. Mas é preciso estabelecer regras. Uma pessoa produtiva tem que ter foco, o profissional é medido pelos resultados que entrega, e não pelos problemas que resolve no dia a dia”.

Identifique as atividades que estão prejudicando sua produtividade

A CEO do Fala Bancário sugere que um passo importante para se reorganizar e se planejar é identificar quais atividades estão impedindo o profissional de ser mais produtivo. “Avalie as atividades prioritárias e quanto tempo você destina a elas na sua semana. Mensure também o tempo gasto com atividades não estratégicas, ou demandas que não geram valor e só ‘apagam incêndios’ pontuais, muitas vezes provocados por outros colegas. Esse panorama é crucial para identificar os gargalos de tempo e remanejar ou excluir tarefas que te impedem de fazer o que é preciso para produzir mais”.

Crie um roteiro para sua rotina de trabalho

Após identificar as atividades prioritárias e estratégicas para realizar o trabalho, Evangelista recomenda criar um roteiro para a rotina de trabalho, pois isso ajuda a alcançar melhores resultados. 

“Preserve o tempo para cuidar de si mesmo e estar com a família e amigos. Esse é um ponto fundamental que, sem uma boa gestão do tempo, pode ser prejudicado pela rotina profissional”, como explica Evangelista. 

“Trabalhar o dia inteiro, não conseguir concluir todas as tarefas e levar trabalho para casa é um erro que afeta a saúde e os relacionamentos. A família, os amigos e o lazer são essenciais para a saúde mental. Aqueles que equilibram bem essas áreas e conseguem executar suas tarefas durante o expediente se sentem mais felizes e realizados. É necessário ter disciplina para alcançar esse equilíbrio.”

Estabeleça objetivos diários

A especialista também recomenda reservar alguns minutos ao final do expediente para planejar o dia seguinte. 

“Descreva os retornos prioritários que precisa dar e o que precisa fazer para concluí-los com sucesso, quantas vendas deve realizar por dia para bater sua meta, quantos minutos precisa para montar um e-mail marketing para prospectar leads, se naquele dia fará alguma visitação externa ou se o foco será 100% nas demandas do escritório ou loja etc. Planejar diminui a ansiedade e, a cada tarefa cumprida, a sensação de estar sendo produtivo aumenta. Isso aumenta a confiança e motiva o profissional a ter uma performance melhor”, destaca.

Preserve o tempo para cuidar de si mesmo e estar com a família e amigos

Esse é um ponto fundamental que, sem uma boa gestão do tempo, pode ser prejudicado pela rotina profissional, como explica Evangelista. “Trabalhar o dia inteiro, não dar conta das atividades e acabar levando trabalho para casa é um erro, afeta a saúde e os relacionamentos. Família, amigos e lazer são primordiais para a saúde mental. Quem faz esse balanceamento, e consegue executar suas tarefas de trabalho durante o expediente, se sente mais feliz e realizado. Tem que ter disciplina”, conclui Evangelista.

Danielle Nader

Publicado porDANIELLE NADER

Jornalista e Coordenadora de Conteúdo do Portal Contábeis Instagram: @daniellenader

Categorias: SINDISERRAPE

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